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Queridos Amigos estou postando alguns textos, projetos e atividades que vivencio em sala de aula, espero que possa estar contribuindo. Beijos!!!

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

CONSTRUINDO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO EM 7 PASSOS

Primeiramente temos que entender o porquê de ser chamado de projeto-político-pedagógico, ou seja o tão conhecido e esquecido na gaveta de diversas escolas do país. É PROJETO, pois rúne diversas propostas de ações concretas a serem executadas durante um determinado tempo. É POLÍTICO, pois considera que a escola é um espaço de formar cidadãos, que sejam conscientes, responsáveis e críticos, no qual atuarão individual e coletivamente na sociedade. É PEDAGÓGICO, por definir e organizar as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem. Essa tríade faz com que o PPP ganhe força e seja visto como um caminho a ser seguidos pela direção, coordenação, professores e os demais profissionais da educação da instituição, alunos e famílias.
Segue-se os seguintes passos, retirados da Revista Nova Escola Gestão Escolar:
1. MISSÃO – É a reunião dos valores nos quais a comunidade escolar crê e das pretensões que têm em relação à aprendizagem dos alunos. É necessário ter em mente a seguinte pergunta: O que é educação? Que alunos queremos formar? Isso é importante porque define a identidade da instituição e a direção que vai tomar. Portanto tem que ter bem claro os objetivos. Durante a construção do PPP, pesquise em leis, diretrizes, planos de educação, faça reuniões com a comunidade e ouça seus anseios. Concluída todas essas etapas apresente a missão ao PPP com um texto de forma suscinta e objetiva, informe a identidade da escola com bastante clareza para que qualquer leitor compreenda.
2. CLIENTELA – Faça um breve histórico da comunidade escolar, da escola, ou seja, um levantamento bem detalhado sobre as condições social, econômica e cultural das famílias. Se já tem e houve mudanças na comunidade apenas faça as alterações necessárias. Isso é importante porque oferece informações para que a instituição elabore as diretrizes pedagógicas e defina a maneira pela qual vai se relacionar e se comunicar com essa comunidade, uma sugestão é elaborar uma ficha de matrícula com os dados que quer colher (achei super interessante essa análise da ficha de matrícula e pude ver como podemos obter dados sobre a comunidade escolar), ou prepare questionários específicos (sobre a comunidade Ex: faixa de renda, grau de instrução, religião, hábitos, etc) ou entrevistas com os pais. Depois pode ser acrescentada ao PPP em forma de gráficos, pois é melhor para ser visualizado.
3. DADOS SOBRE A APRENDIZAGEM – São as informações quantitativas sobre matrículas, aprovação, reprovação, evasão, distorção idade/série, transferências e resultados de avaliações, ou seja, compõem um retrato da aprendizagem na escola e permitem aferir a qualidade de ensino. Com esses dados nas mãos saberemos exatamente onde está o problema a ser resolvido e traçar metas com objetivos mais claros. Eles podem ser apresentados ao PPP em forma de tabelas e gráficos por tema acompanhado com a análise da situação.
4. RELAÇÃO COM AS FAMÍLIAS – É preciso deixar bem claro a maneira como os pais podem contribuir com os projetos da instituição e participar das decisões. Isso é importante porque a escola existe para atender à sociedade e a integração com as famílias no processo ensino aprendizagem é importantíssima e garantida pela LDB e ECA. Apresente ao PPP descrevendo o vínculo que se pretende construir, estabelecendo metas para o fortalecimento do Conselho Escolar e a presença nas reuniões escolares.
5. RECURSOS – Descrição da estrutura física da escola (prédios, salas, equipamentos, mobiliários, espaços livres), dos recursos humanos (composição da equipe, qualificação e horas de trabalho) e financeiros (Programa Dinheiro Direto na Escola, via Secretaria de Educação etc.) e materiais pedagógicos. Os inventários são importantes, pois deixam explícitas as condições do espaço de que a escola dispõe para desenvolver os projetos, a formação atual da equipe e as necessidades de capacitação e quanto está disponível para reformas, construções, cursos, compras de material pedagógico, etc. Apresente isto ao PPP por meio de relatos escritos sobre a estrutura física, de tabelas, mostrando a quantidade e a qualidade dos recursos pedagógicos e humanos e de gráficos com informações financeiras.
6. DIRETRIZES PEDAGÓGICAS – Com certeza formam o currículo da escola e descrevem os conteúdos e os objetivos de ensino, as metas de aprendizagem e a forma de avaliação, por série ou ciclo e por disciplina. São importantes, pois é baseado nelas que a equipe formula planos para implantar programas e projetos e produz indicadores sobre o impacto das ações. Pode ser apresentada em forma de planilha contemplando (conteúdos e metas, etc.) por série, ciclo ou disciplina.
7. PLANO AÇÃO – Nada mais é que a lista completa com todas as ações e os projetos institucionais da escola para o ano letivo. É com base em tudo que foi pesquisado e estudado nas etapas anteriores do PPP que estabelece o que será feito de fato em benefício do ensino e de aprendizagem para atingir os objetivos inicialmente traçados. Apresente em tópicos necessários em cada um dos projetos descritos são: objetivo, duração, profissionais responsáveis, parceiros, etapas e avaliação.Nesse momento a gestão escolar é fundamental para direcionar ou delegar as ações que já foram antes pensadas e colocadas no papel e que agora é o momento de serem cumpridas de fato, ou seja, que cada um assuma sua responsabilidade, caso contrário, o projeto pode ter ficado perfeito, mas faltou vontade dos envolvidos de pô-los em prática e ficou engavetado enquanto na sala dos professores, coordenação e direção, só houve a pergunta “Nossa o que fazer pra esses alunos aprenderem? A indisciplina na escola tá de mais?, porém nada fazem.


OS ERROS MAIS COMUNS
Alguns descuidos no processo de elaboração do projeto-político-pedagógico podem prejudicar sua eficácia e devem ser evitados.
• Comprar modelos prontos;
• Direção ou Coordenação fazer sozinhos;
• Somente revisar para enviar à Secretaria de Educação, sem intuito de melhora;
• Deixar o PPP engavetado;
• Ignorar conflitos de idéias que surgem durante debates, pois devem ser considerados;
• Confundir o PPP com relatórios de projetos institucionais (eles são parte dele).

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