Sejam Bem Vindos!!!

Queridos Amigos estou postando alguns textos, projetos e atividades que vivencio em sala de aula, espero que possa estar contribuindo. Beijos!!!

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Alimentação Saudável na Escola

Colégio Mãe da Divina Providência

Projeto Interdisciplinar
Alimentação Saudável
no
Colégio Mãe da Divina Providência


Série: 5º Ano “A” e “B”

Introdução

            Uma alimentação saudável é essencial para todas as pessoas, principalmente para as crianças que estão em fase de desenvolvimento, pois os alimentos ingeridos diariamente é que fornecem os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento saudável do organismo.
            Para que uma criança possa crescer suprindo todas as suas necessidades nutricionais é indispensável à combinação de diversos alimentos, já que alguns nutrientes estão mais concentrados em alguns alimentos do que em outros.
            Os nutrientes fundamentais para o organismo são as proteínas, carboidratos, açúcares, gorduras, vitaminas e sais minerais. As proteínas são encontradas na carne, nos ovos, no leite e seus derivados. Os legumes, as frutas e verduras são ricas em vitaminas e sais minerais.
Todos os alimentos desses grupos exercem função importante no organismo, a ausência deles na alimentação pode influenciar de forma negativa na saúde, ocasionando problemas como: enfraquecimento dos ossos e dentes, resfriados, anemia. A água é um nutriente indispensável ao organismo, por isso é recomendável ingerir dois litros diariamente.

Justificativa
Este projeto vem de encontro com a regulamentação da alimentação saudável no Colégio Mãe da Divina Providência, o qual ocasionou uma mudança alimentar na cantina do Colégio.
Ao percebermos que houve essa mudança nos alimentos vendidos no Colégio, alguns alunos passaram a trazer seus lanches preferidos de casa, ou seja, não se adaptando ao consumo de alimentos saudáveis.
Diante dessa situação resolvemos fazer este projeto para conscientizar os alunos da importância da alimentação saudável, orientando-os através de informações, pesquisas e atividades relacionadas ao tema, fazendo com que eles passem a consumir alimentos que contenham os nutrientes necessários para um desenvolvimento saudável.

Objetivos
·         Adquirir hábitos alimentares saudáveis;
·         Compreender as informações contidas nas embalagens dos alimentos industrializados;




Desenvolvimento

  • Conscientização através de informações sobre a importância de se ingerir alimentos saudáveis, principalmente no Colégio;
  • Junto com os alunos separar as embalagens dos alimentos que trazem de casa para fazer análise das tabelas nutricionais;
  • Separar as embalagens em dois grupos: Alimentos nutritivos e Alimentos não nutritivos;
  • Através de pesquisa e confecção de cartazes sobre: o que significa o benefício e o malefício dos ingredientes encontrados na fabricação dos alimentos industrializados como: Gordura trans; Gordura saturada; Gordura monoinsaturada; Gordura poliinsaturada; Fibras; Colesterol; Sódio; Carboidratos; Proteínas; Vitaminas; Sais minerais; Conservantes.           
  • Sugerir uma listagem de alimentos nutritivos que possam trazer para o lanche do recreio;
  • Eleger alguns alunos para passar nas outras turmas orientando os alunos a trazerem ou comprarem no Colégio um lanche saudável.
  • Produzir um texto argumentativo sobre a importância de se alimentar com qualidade;

Cronograma: Será realizado até o final do mês de maio.

Avaliação:
              Os alunos serão avaliados através das realizações das atividades e pela mudança alimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário