Sejam Bem Vindos!!!

Queridos Amigos estou postando alguns textos, projetos e atividades que vivencio em sala de aula, espero que possa estar contribuindo. Beijos!!!

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A IMPORTÂNCIA DO SONO

Passamos cerca de um terço de nossa vida dormindo. Dormir bem é essencial não apenas para ficar acordado no dia seguinte, mas, para manter-se saudável, melhorar a qualidade de vida e até aumentar a longevidade. O sono é um processo vital para nosso restabelecimento tanto físico, quanto mental. Durante o sono também ocorre à fixação da memória, onde a gente consegue metabolizar, e computar digamos assim, todas aquelas informações que a gente obteve naquele dia, durante a noite, pois a ciência enfatiza que o sono é essencial à consolidação da memória e ao desempenho intelectual.
Durante sono é o momento que o organismo mais produz os hormônios do crescimento. Estes hormônios possibilitam o rejuvenescimento e a renovação celular. As células nascem e morrem. Com o sono insatisfatório, as células são mal repostas. Sendo assim, as pessoas que não dormem bem envelhecem mais depressa. Uma pessoa que não dorme bem pode desenvolver alguns distúrbios do sono e os sintomas são: sonolência, déficit de atenção e de memória, que são processos que não ocorreram durante uma boa noite de sono.
Há dois tipos de sono: o sono REM (rapid eye movements = movimentos rápidos do olho) e o sono não-REM.
O sono REM é aquele no qual acontecem os sonhos e corresponde a 25% do tempo em que dormimos. O coração e a respiração ficam mais rápidos e o cérebro trabalha bastante durante esse sono. No entanto, os músculos permanecem relaxados. O sono REM tem relação direta com a memória. Por isso, é mais fácil memorizar dados antes de dormir do que depois de acordar. A fase REM é o momento em que você dorme profundamente e sonha, ou seja, é a fase mais importante, pois é quando fixamos na memória permanente tudo que foi aprendido durante o dia. O sono REM acontece nas horas finais do sono e quando é interrompido, as informações assimiladas se perdem.
O sono não-REM ocupa 75% da nossa noite e se divide em quatro estágios de profundidade é nessa fase que o organismo libera o hormônio do crescimento. O estágio 1 é o mais leve, e o 4, o mais pesado. O estágio 2 ocupa a metade do tempo em que dormimos. Geralmente, uma noite de sono de um ser humano se inicia no sono não-REM, passa do estágio 1 até o 4 e depois retorna ao estágio 2, para então entrar no sono REM. Essa seqüência tende a se repetir de cinco a seis vezes durante a noite.
Uma noite mal dormida pode causar mau humor, irritação, pouca concentração, baixo rendimento escolar. Embora exista uma grande variabilidade na duração do sono entre cada um de nós, a National Sleep Foundation ressalta as diferenças de duração do sono durante as diferentes fases da vida e recomenda as seguintes durações do sono, segundo as diferentes faixas etárias (incluindo os cochilos): Os Bebês de 0 a 2 meses é necessário de 11 a 18 horas de sono, os de dois meses a 1 ano de 14 a15 horas; Crianças de 12 e 18 meses dormem cerca de 13 a 15 horas; de 1 ano e meio a 3 anos deve dormir de 12 a 14 horas; de 3 a 5 anos entre 11 e 13 horas e as crianças de 5 a 12 anos será de 9 a 11 horas; Os adolescentes de 12 a 18 anos incompletos tem necessidade de 8.5 a 9.5 horas de sono; Os adultos precisaria de 7 a 9 horas e finalmente, os idosos entre 5 a 7 horas de sono.
Contudo devemos respeitar os hoprários de sono necessários a cada etapa da nossa vida, para que tenhamos uma vida tranqüila e cheia de disposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário