Sejam Bem Vindos!!!

Queridos Amigos estou postando alguns textos, projetos e atividades que vivencio em sala de aula, espero que possa estar contribuindo. Beijos!!!

sexta-feira, 30 de abril de 2010

RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE REGÊNCIA - Anos Iniciais 1º ao 5º Ano


ESTÁGIO DE CO-REGÊNCIA
Escola: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Diretora: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Coordenadora Pedagógica: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Professora: xxxxxxxxxxxxxxxxxx
Acadêmica: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Disciplinas: Português, Matemática, Ciências, História e Geografia
Turma: 1º Ano
Data: 19/04/10 a 23/04/10
Carga Horária: 30h

Língua Portuguesa – 2h
Conteúdo: Formação de Palavras; Leitura e interpretação de texto.
Objetivo: Formar palavras utilizando símbolos; Ler e compreender as idéias do texto.
Desenvolvimento: Os alunos receberam uma cartela contendo uma legenda, onde todas as sílabas têm um símbolo diferente. Por exemplo: A sílaba VE= símbolo estrela, a sílaba DA = símbolo coração, etc. Embaixo da legenda há vários símbolos agrupados onde tiveram que formar palavras de acordo com as sílabas correspondentes ao símbolo. Durante a atividade orientei os alunos que tiveram dúvidas. Depois fizemos a leitura de um texto enigmático. Primeiro os alunos  tentaram decifrar sozinhos, depois fizemos todos juntos. Após a leitura conversamos sobre o texto e na seqüência fizeram a interpretação escrita. Tiveram que encontrar no texto e circular todas as palavras iniciadas com “d”. Das palavras que circularam, pintaram de vermelho as que tinham mais letras e de azul as que tinham menos letra.

Língua Portuguesa – 2h
Conteúdo: Sílaba e divisão silábica
Objetivo: Compreender que as palavras são formadas por sílabas.
Desenvolvimento: Expliquei para os alunos o que todas as palavras são formadas por sílabas. Dei alguns exemplos e fizemos a brincadeira das “palminhas”. Falava uma palavra e eles deveriam bater palmas, ou seja, cada sílaba uma palma e as palmas deveriam corresponder com a fala. Fizemos isso com diversas palavras.
            Depois expliquei que as palavras podem ser formadas por uma, duas, três ou mais sílabas. Escrevi vários exemplos no quadro. Após essa explicação os alunos fizeram atividades de separar palavras em sílaba e juntar sílabas para formar palavras.

Língua Portuguesa – 2h
Conteúdo: Produção de texto coletivo
Objetivo: Reescrever texto coletivamente
Desenvolvimento: Iniciei a aula lendo o conto “Branca de Neve e os Sete Anões” para os alunos. Após a leitura conversamos um pouco sobre o texto e depois propus aos alunos uma reescrita coletiva. Eles narravam a história como lembravam e eu escrevia em um papel pardo, o qual fixei na sala de aula para que pudessem visualizar.

Matemática – 2h
Conteúdo: Adição
Objetivo: Compreender o processo de adição
Desenvolvimento: Levei para sala um cartaz contendo a parlenda:
 “ Um e um, dois
Uma junta de bois.
Três e três, seis
Vamos ver os reis.
Quatro e quatro, oito
Na padaria tem biscoito.
Cinco e cinco, dez
Vai na bica lavar os pés.
            Cantamos várias vezes a parlenda fazendo gestos. Depois lembrei a eles o sinal de adição e o sinal de igual. Logo depois eles fizeram atividades envolvendo adição com idéia de juntar, acrescentar. Identificou em imagens a quantidade de elementos e completaram um texto correspondente a esses elementos.



Matemática – 2h
Conteúdo: Dominó das adições
Objetivo: Compreender o processo de adição através de jogos
Desenvolvimento: Levei para sala vários jogos de dominó. Mas antes de iniciar o jogo separei as crianças em grupo de quatro. Distribuí para cada grupo um jogo, depois expliquei a regra e como funcionaria. A maioria dos alunos já conhecia a regra. Durante o jogo passei em cada grupo orientando e lançando desafios. Foi muito interessante ver o interesse das crianças em jogar. Utilizaram vários recursos de contagem.

Matemática – 2h
Conteúdo: Quebra cabeça de sequência numérica
Objetivo: Identificar a sequência numérica.
Desenvolvimento: Distribuí para as acrianças uma folha contendo a seguinte atividade: “O Patinho feio está procurando uma família. Vamos ajudá-lo? Em meio a vários números os alunos deverão achar a sequência numérica do 1 até o 9. Depois identificaram em imagem a quantidade de elementos contidos nela, fazendo a correspondência número – quantidade.

Ciências – 2h
Conteúdo: Meu corpo
Objetivo: Conhecer o próprio corpo
Desenvolvimento: Levei para sala um Cd com a música “Aquecendo (ginástica)” de Michael Sullivan e Paulo Massadas.
Inspire, expire
Está na hora de aquecer
Coluna bem reta
Gosto muito de você
Correndo, parado, fique no mesmo lugar
Fazendo relógio, balançando sem parar
Cabeça, pescoço, para frente e para trás
Esquerda, direita e assim que a gente faz
De braços abertos, feito cristo redentor
Pra cima, pra baixo, faz de novo meu amor
Você pode chegar, você pode malhar
Você pode mudar seu ritmo;
Barriga pra dentro, perna dura, sem dobrar;
No dedo do pé
Sua mão tem que chegar.
Relaxe, respire,
Que gostosa sensação.
A gente juntinho,
Bate, bate, coração.
Você pode...
Antes de ligá-lo Conversei com as crianças sobre a importância de cuidar do próprio corpo, higienizando, praticando esportes e se alimentando bem. Só então coloquei a música. Cantamos e fizemos os gestos representando a música. Após esse momento agitado organizei-os em grupo e distribui revistas velhas para que eles recortassem figuras que representassem partes do corpo humano.  Colaram em um cartaz que foi exposto na sala.

Ciências – 2h
Conteúdo: Os bons hábitos alimentares
Objetivo: Compreender que bons hábitos alimentares é sinal de saúde
Desenvolvimento: Iniciei aula perguntando aos alunos o que eles haviam comido no dia anterior. Todos os alimentos que eles disseram no quadro, desde o arroz com feijão até mesmo chicle. Após esse momento fiz pedi para que analisassem aos alimentos e me dissessem quais eram saudáveis e quais não eram. Eles diziam e eu escrevia uma tabela no papel Kraft, fazendo assim a separação dos alimentos que eles consomem, em bons ou ruins. Durante todo o processo fui explicando porque era bom ou ruim.

Ciências – 2h
Conteúdo: Os bons hábitos alimentares
Objetivo: Compreender que a boa alimentação deve ser uma mistura de alimentos saudáveis e variados
Desenvolvimento: Comecei a aula pedindo aos alunos que observassem no livro uma pirâmide alimentar. Expliquei que os alimentos foram separados de acordo com os nutrientes que possui e que devemos consumir em maior quantidade os que estão na base da pirâmide e os que estão no topo dela deve ser evitado ao máximo. Exploramos bem a pirâmide alimentar. Depois entreguei aos alunos uma folha com o desenho da pirâmide vazio, para que desenhasse o que comia nos lugares certos, sempre observando no modelo ou pedindo auxilio da professora. No final responderam uma pergunta que falava assim: “Sua alimentação é saudável? Por quê?”, pergunta que fizeram refletir se tem bons ou maus hábitos alimentares.

História – 2h
Conteúdo: A importância do nome
Objetivo: Sensibilizar sobre a importância do nome para todas as pessoas.
Desenvolvimento: Levei para sala o poema “Nome da gente”, li para os alunos e expliquei cada estrofe. Depois perguntei aos alunos se eles sabiam por que tinha esse nome. Quase todas as crianças souberam dar respostas. Pedi para que desenhassem em uma folha eles mesmos, como acham que são e escrever o nome bem grande. Colamos no final da sala
                    
História – 2h
Conteúdo: Identidade
Objetivo: Conhecer a si mesmo.
Desenvolvimento: Iniciamos a aula conversando sobre o que cada um gosta e que não gosta de fazer. Após todos terem terminado de falar, pedi para que desenhassem de um lado da folha que entreguei o que gostam e do outro o que não gostam de fazer.

História – 2h
Conteúdo: Fases da vida.
Objetivo: Perceber a mudanças ocorridas em seu corpo
Desenvolvimento: Conversamos sobre as mudanças que ocorreram com eles desde que nasceram até agora. Pedi para citarem exemplos e fui anotando no quadro. Em seguida pedi para escreverem no caderno: “Olha as mudanças que aconteceram comigo?” e embaixo responderem copiando no quadro os exemplos de mudanças, é claro que àquelas que realmente aconteceram com eles. Finalizei a aula pedindo para desenharem eles em três fases da vida deles e escrever o que fazia. Quando era bebê, com três anos e agora.

Geografia – 2h
Conteúdo: O seu dia-a-dia
Objetivo: Perceber as partes do dia: manhã, tarde e noite.
Desenvolvimento: Levantei os conhecimentos prévios do aluno sobre o assunto. Em seguida dei uma folha com imagem que mostrava os três períodos do dia e pedi para que marcassem com um X naquele que estávamos. Depois colaram figuram na sequência do tempo em que ocorreram.

Geografia – 2h
Conteúdo: Minha casa
Objetivo: Valorizar sua moradia
Desenvolvimento: Ao iniciar a aula pedi aos alunos que falassem sobre suas casas, como ela é a sua cor, se tem quintal, etc. Em seguida expliquei que a casa um bem muito importante e valioso, pois é lá que descansamos, nos abrigamos do frio e da chuva, também lembrei que existem muitas pessoas que não tem uma casa para morar e que vivem na rua. Nesse momento dei a palavra a eles para que pudessem expressar suas opiniões. Finalizei a aula pedindo para desenhar sua casa do jeito que ela era.

Geografia – 2h
Conteúdo: Os cômodos da casa.
Objetivo: Conhecer as partes da casa;
 Desenvolvimento: Primeiramente expliquei aos alunos o que era um cômodo, ou seja, que se tratava das partes de uma casa. Pedi para contarem mentalmente quantos cômodos tinha suas casas. Em seguida pedi para que desenhassem apenas a planta baixa da casa evidenciando os cômodos. Mas antes expliquei como fariam essa planta e mostrei um modelo.

ESTÁGIO DE CO-REGÊNCIA
Escola: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Diretora: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Coordenadora Pedagógica: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Professora: xxxxxxxxxxxxxxxxxx
Acadêmica: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Disciplinas: Português, Matemática, Ciências, História e Geografia
Turma: 2º Ano
Data: 26/04/2010 a 30/04/2010
Carga Horária: 30h

Língua Portuguesa – 2h
Conteúdo: Leitura e interpretação do texto “A boa menina”
Objetivo: Ler e compreender a idéias do texto
Desenvolvimento: Os alunos leram o texto silenciosamente, depois comentamos as idéias principais do texto e em seguida fizeram a interpretação do texto.

Língua Portuguesa – 2h
Conteúdo: Produção de texto
Objetivo: Escrever uma história de acordo com a sequência de cenas
Desenvolvimento: Os alunos observaram uma sequência de imagens e depois escreveram um texto contos os fatos ocorridos de acordo com as imagens.

Língua Portuguesa – 2h
Conteúdo: Ortografia Z e X
Objetivo: Identificar as palavras escritas com Z e com X
Desenvolvimento: Os alunos fizeram diversas atividades envolvendo a escrita das palavras com Z e X. Depois de ter corrido todas as atividades, fiz um ditado com palavras que envolvia essas letras.

Matemática – 2h
Conteúdo: Sequência numérica; agrupamento de 10 em 10, ordem crescente e decrescente; Números vizinhos; Palavras cruzadas envolvendo o nome dos números.
Objetivo: Desenvolver o raciocínio lógico matemático
Desenvolvimento: Os alunos resolveram atividades envolvendo os conteúdos acima citados em duplas e com o auxílio do Material Dourado e de uma tabela de números até o número cem coladas na parede.

Matemática – 2h
Conteúdo: Resolvendo problemas
Objetivo: Interpretar e resolver problemas matemáticos com ajuda de imagens
Desenvolvimento: Os alunos sentados individualmente, usando como auxílio do material dourado resolveu as situações-problemas envolvendo operações de adição e subtração.

Matemática – 2h
Conteúdo: Ligue os pontos com números pares e impares até 50
Objetivo: Identificar números pares e ímpares até 50
Desenvolvimento: Os alunos receberam duas folhas onde continha a brincadeira ligue os pontos, para visualizar uma determinada imagem. Em uma figura eles deveriam ligar apenas os números pares e a outra somente os números ímpares, na seqüência pintaram o desenho que formaram. Os alunos que ainda não identificaram, fiz a intervenção e ajudei-os, explicando a diferença entre números pares e ímpares.

Ciências – 2h
Conteúdo: Percebendo os sentidos
Objetivo: Perceber que tudo que existe ao nosso redor, é por meio dos sentidos
Desenvolvimento: Expliquei aos alunos o que são sentidos e para que servem, fiz um explanação com cada um: audição, tato, paladar, olfato e visão. Depois através de uma imagem identificaram os cincos sentidos presentes na cena. Depois relacionaram cada cena ao seu sentido.
Ciências – 2h
Conteúdo: Sentido da visão e do olfato
Objetivo: Identificar e diferenciar o sentido da visão e do olfato
Desenvolvimento: Li para eles textos explicativos sobre os dois sentidos, depois analisamos duas imagens. A primeira eles deveriam pintar tudo o que o garoto da imagem via; a segunda o que a garota da imagem sentia cheiro. Na seqüência desenharam no caderno tudo o que via em sua frente, os cheiros que gostam de sentir em sua frente, o órgão que faz ver as coisas e o órgão que faz ouvir.

Ciências – 2h
Conteúdo: Sentido da gustação, tato e audição
Objetivo: Identificar e diferenciar os sentidos da gustação, tato e audição
Desenvolvimento: Os alunos ouviram a sobre os três sentidos, depois analisaram três imagens. Uma, eles deveriam identificar escrevendo embaixo das imagens os sabores que as crianças estavam provando, a outra identificar também escrevendo o que cada pessoa da imagem estava sentindo através do tato e a última identificar as pessoas que estavam ouvindo algo. Na seqüência desenharam no caderno os sabores que gostam de saborear, o que gostam de tocar e ouvir, alem de desenhar o órgão que representa cada um deles.

História – 2h
Conteúdo: Você já tem opiniões
Objetivo: Valorizar as opiniões de cada um
Desenvolvimento: Comecei a aula com uma conversa sobre opiniões pessoais de cada um, o que gosta e o que não gosta. Em seguida responderam desenhado o que gostam e o que não gostam. Depois distribui revistas e livros velhos para que recortassem os gostos preferidos em: esportes, cores, brinquedos, roupas, comidas e programas de TV.





História – 2h
Conteúdo: O seu dia- a - dia
Objetivo: Organizar o tempo
Desenvolvimento: Iniciei a aula pedindo aos alunos que escrevessem no caderno o que costumam fazem no período da manhã, tarde e noite. E em uma folha separada pedi para desenhar o mais gosta de fazer em cada período.

História – 2h
Conteúdo: Minhas necessidades básicas
Objetivo: Compreender que as pessoas precisam de muitas coisas para viver
Desenvolvimento: Ao iniciar a aula expliquei para os alunos que as pessoas precisam de muitas coisas para viver, entre elas estão: moradia, família, lazer, transporte, alimentação, afeto, saúde, educação e vestuário. Em seguida os organizei em grupos e distribui revistas para que recortassem figuras que representassem cada um desses direitos básicos e colassem em uma folha.
           
Geografia – 2h
Conteúdo: O espaço da sala de aula
Objetivo: Perceber que a sala de aula é um lugar para aprender coisas novas
Desenvolvimento: Em roda de conversa expliquei aos alunos que a sala de aula é um espaço para se aprender coisas novas e que ela é formada por um grupo de pessoas: você, os alunos e a professora e que todas as pessoas deste grupo ocupam um espaço na sala de aula. Em seguida fizeram atividades referentes ao tema, como: desenhar a si mesmo e os colegas que estão a sua direita, esquerda, atrás e na frente; Desenhar o que mais gosta de fazer em sala de aula e identificar com pintura os objetos da sala de aula.

Geografia – 2h
Conteúdo: O grupo da sala de aula
Objetivo: Perceber os diferentes agrupamentos em sala de aula
Desenvolvimento: Os alunos observaram imagens com diferentes situações em sala de aula, como: os alunos sentados em fileira, semicírculo, grupo e dupla e expliquei que de acordo com a necessidade esse grupo se modifica. Depois recortaram figuras de objetos que estão presentes em sala de aula, para que pudessem montar sua sala de aula, os objetos que por ventura faltassem era para completar com desenhos dos mesmos.

Geografia – 2h
Conteúdo: A sala de aula na escola
Objetivo: Perceber que sua sala de aula não é a única
Desenvolvimento: Lembrei aos alunos que o espaço da escola é dividido em várias partes que são usadas pelos professores, alunos e outras pessoas. E que a nossa turma ocupa um destes espaços na escola. Em seguida pedi aos alunos que desenhassem o que eles viam pela janela da sala de aula, depois saímos juntos para observar as dependências da escola.


ESTÁGIO DE CO-REGÊNCIA
Escola: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Diretora: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Coordenadora Pedagógica: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Professora: xxxxxxxxxxxxxxxxxx
Acadêmica: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Disciplinas: Português, Matemática, Ciências, História e Geografia
Turma: 3º Ano
Data: 03/05/2010 a 07/05/2010
Carga Horária: 30h

Língua Portuguesa – 2h
Conteúdo: Leitura e interpretação do texto “Alimentação divertida”
Objetivo: Ler e compreender as idéias do texto
Desenvolvimento: Os alunos fizeram a leitura silenciosa do texto, depois fizemos comentários a respeito das idéias principais do texto. Em seguida os alunos fizeram a interpretação do texto.

Língua Portuguesa – 2h
Conteúdo: Localização da sílaba forte e da sílaba fraca
Objetivo: Identificar as sílabas fortes e fracas em uma palavra
Desenvolvimento: Trouxe para sala um cartaz explicativo, contendo a regra da sílaba tônica e átona, mostrei aos alunos e expliquei dando exemplos de como localizar essas sílabas em uma palavra. Em seguida os alunos fizeram várias atividades referentes ao tema. Os alunos que tiveram dificuldade orientei-os em sua carteira.

Língua Portuguesa – 2h
Conteúdo: Produção de história em quadrinhos
Objetivo: Produzir uma história em quadrinhos
Desenvolvimento: Os alunos foram agrupados em duplas para criar uma história em quadrinhos, para ter base deveriam voltar ao texto “Alimentação de divertida” que se tratava de uma história em quadrinhos e seguir as orientações contidas no livro.

Matemática – 2h
Conteúdo: Adição e subtração
Objetivo: Resolver situações problemas envolvendo adição
Desenvolvimento: Os alunos receberam uma folha xerocada contendo diversas atividades envolvendo situações problemas de adição e subtração.

Matemática – 2h
Conteúdo: Multiplicação e divisão
Objetivo: Resolver situações problemas envolvendo a noção de multiplicação e divisão
Desenvolvimento: Os alunos resolveram no livro diversas atividades envolvendo situações problemas com noção de multiplicação e divisão. Para isso os alunos foram separados em duplas e cada dupla recebeu cubinhos do material dourado para ajudar nos agrupamentos e distribuições.

Matemática – 2h
Conteúdo: Desafio matemático
Objetivo: Desenvolver o raciocínio lógico matemático
Desenvolvimento: Os alunos foram separados em duplas e cada dupla recebeu uma quadrícula (como no jogo da velha), a qual deveriam preencher utilizando números de 1 a 9, sem repeti-los, de modo que a soma dos números na horizontal, vertical e diagonal do quadrado fosse 15. Ao final em roda de conversa, cada dupla expôs como encontraram solução para resolver. Surgiram diversas estratégias.

Ciências – 2h
Conteúdo: A água no cotidiano
Objetivos: Identificar a presença da água no cotidiano e reconhecer sua importância como recurso natural indispensável à vida no planeta.
Desenvolvimento: Iniciei a aula fazendo a seguintes perguntas: De onde vem a água? Como ela chega até as nossas casas, pronta para o consumo? Como a utilizamos? Como podemos economizá-la, evitando o risco de o recurso faltar no futuro? Essas questões foram debatidas em roda de conversa.
            Pedi aos os alunos elaborassem, em pequenos grupos, listas com o uso da água em suas atividades diárias: para beber, tomar banho, escovar os dentes e lavar as mãos e o rosto, cozinhar, lavar objetos etc. Conversando entre si, puderam descobrir também outros usos não diretamente ligados ao seu próprio cotidiano, como o agrícola e o industrial. Pedi que todos mostrassem os trabalhos à turma e discutimos os resultados, destacando a presença e a importância da água em praticamente tudo o que fazemos. Aproveitei para falar que ela é essencial ao organismo humano porque ajuda a regular a temperatura do corpo e a diluir ou transportar substâncias.                                                                                                          

Ciências – 2h
Conteúdo: A água no cotidiano
Objetivos: Reconhecer as diferentes etapas e processos que constituem o ciclo da água na natureza           
Desenvolvimento: Os alunos assistiram a um vídeo que mostra o ciclo da água e os aspectos do ciclo da água na natureza e a sua presença na superfície terrestre (rios, lagos e mares) e na atmosfera. Falei sobre aspectos climáticos que já tinham observado como os períodos de maior ou menor precipitação, que denotam padrões sobre a presença da água. Lembrei-os que a Terra é o único planeta do Sistema Solar que tem a água nos três estados (sólido, líquido e gasoso). Ao final da aula, fizeram representações em desenhos, textos ou colagem de figuras sobre os caminhos da água, sem a preocupação com a precisão sobre termos e processos neste momento.

Ciências – 2h
Conteúdo: A água no cotidiano
Objetivos: Avaliar repercussões das alterações nele promovidas pelas atividades humanas.          
Desenvolvimento: Organizado em pequenos grupos, os alunos elaboraram folhetos com dicas para economizar água. Nas residências, é preciso atenção especial com o uso da água no banheiro (não tomar banhos demorados, fechar a torneira ao escovar os dentes ou fazer a barba, consertar vazamentos etc.), na cozinha (manter torneiras fechadas ao ensaboar a louça), evitar o uso de mangueiras em jardins e na lavagem de carros o gasto de água é muito maior do que com o uso de balde. O controle do consumo residencial pode ser acompanhado pela leitura da conta mensal. Os mesmos procedimentos valem para os ambientes de trabalho. Chamei a atenção dos estudantes para as responsabilidades do poder público, encarregado de consertar ou instalar redes de abastecimento e coleta de água e tratamento de esgotos, fazer reparos em vazamentos ou realizar a limpeza de espaços públicos. Os alunos puderam desenhar ou colar figuras e desenhos para ilustrar o folheto, que foi distribuído na reunião de pais.

História – 2h
Conteúdo: O tempo e a história
Objetivos: Identificar fatos do presente, passado e futuro.
Desenvolvimento: Os alunos foram colocados em roda para dar inicio ao tema da aula. Perguntei aos alunos se lembravam o que tinham feito no dia anterior, o que fizeram hoje e o que farão amanhã, para fazê-los refletir sobre o tempo. Após esse momento eles registram no caderno em forma de desenho os fatos que ocorreram com eles ontem, hoje e amanhã.

História – 2h
Conteúdo: Mudanças ocorridas com o tempo
Objetivos: Perceber as mudanças nos lugares com o passar do tempo
Desenvolvimento: Levei para sala diversas imagens de escolas, bairros e cidades no passado e no presente para que os alunos observassem as mudanças que ocorreram com o passar do tempo. Depois pedi para os alunos escreverem no caderno as mudanças que ocorreram em cada foto analisada.

História – 2h
Conteúdo: Certidão de Nascimento
Objetivos: Compreender a importância da certidão de nascimento.
Estratégias: Informei aos alunos que a certidão de nascimento é muito importante e conta a história de uma pessoa. Em seguida analisamos uma certidão de nascimento que coloquei no retroprojetor e observamos, onde nasceu, quem são os pais, avós e idade dessa pessoa, depois analisamos um cartão de recém-nascido, onde contem todos os dados da criança e por último analisamos o cartão de vacina, onde constam as vacinas que uma criança já tomou e as que faltam de acordo com a idade.

Geografia – 6h
Conteúdo: A paisagem local- o quarteirão da escola
Objetivos: Apreender a espacialidade da criança com relação à paisagem local (o entorno imediato da escola).
Introduzir os primeiros elementos de representação cartográfica.
Exercitar o olhar vertical.
Exercitar a representação vertical

Material necessário:
Papel A4, prancheta; lápis; lápis colorido; borracha; régua.

Desenvolvimento:
1ª aula (2h): Dei uma volta com os alunos no quarteirão onde a escola se localiza, tomando todos os cuidados necessários para esse tipo de atividade, relativo à segurança dos alunos e autorização dos pais e acompanhados da professora da sala. Orientei os alunos a observar com bastante atenção a paisagem local no quarteirão. Após essa volta, pedi aos alunos que fizessem individualmente um desenho do quarteirão visitado. O desenho foi livre e cada aluno utilizou os recursos que desejou: lápis preto, lápis colorido, régua, etc.
A idéia desta primeira atividade foi exercitar o desenho do aluno com um objetivo claro. Todos sabem que o desenho é um recurso gráfico que as crianças usam com freqüência e naturalidade, daí a idéia de explorar essa familiaridade que elas têm com essa atividade. A proposição de desenho, embora livre, será a mesma para todos, ou seja, o desenho de uma paisagem específica. O objetivo é verificar quais os recursos gráficos usados pelos alunos para representar a paisagem e como eles são usados.

2ª aula (2h): Fiz fotos de alguns pontos de vista do quarteirão com uma máquina digital e apresentei-as aos alunos no data show.
Mostrei um ponto qualquer dessa paisagem do quarteirão da escola: 1. Na perspectiva frontal; 2. Na perspectiva oblíqua (de cima de uma edificação mais alta), o que vai dar uma panorâmica horizontal com alguma inclinação. Mostrei também um mapa ou guia de ruas do quarteirão. Depois de deixar os estudantes descobrirem que as paisagens apresentadas são as do quarteirão da escola (da paisagem local) incentivei a comparação dos desenhos do quarteirão de cada aluno com esses outros tipos de representação. O que está diferente? O que o aluno viu e representou que não está em nenhum material mostrado?

3ª aula (2h): Elaborei um mapa simplificado do quarteirão para os alunos. Uma planta, dado o nível escalar. De posse desse mapa, os alunos voltaram, a campo para observar a paisagem. A idéia é levar o mapa-planta numa prancheta e utilizar as quatro cores para identificar a diversidade dos tipos de construção já previstos na legenda. E como isso pode ser estruturado? O amarelo para as residências; o vermelho para o comércio; o verde para praças; o azul para a escola e assim por diante. Assim se concluí um conjunto de atividades que exercitou as diversas visões de uma paisagem na escala local; a localização dos objetos geográficos que compõem essa paisagem; a classificação dos tipos de elementos e a produção de legenda: como resultado os alunos terão produzido uma representação cartográfica de diversidade (representação qualitativa).
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ESTÁGIO DE CO-REGÊNCIA
Escola: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Diretora: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Coordenadora Pedagógica: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Professora: xxxxxxxxxxxxxxxxxx
Acadêmica: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Disciplinas: Português, Matemática, Ciências, História e Geografia
Turma: 4º Ano
Data: 10/05/2010 a 14/05/2010
Carga Horária: 30h

Língua Portuguesa – 2h
Conteúdo: Leitura e interpretação do texto “Avô e neta”
Objetivo: Compreender as idéias do texto
Desenvolvimento: Os alunos fizeram a leitura silenciosa do texto, depois fizemos comentários orais sobre o assunto do texto, editora e nome do livro. Em seguida os alunos fizeram a interpretação escrita do texto.

Língua Portuguesa – 2h
Conteúdo: Tipos de frases
Objetivo: Identificar os diferentes tipos de frases
Desenvolvimento: Os alunos leram um texto explicativo e com exemplos dos diferentes tipos de frases: interrogativa, afirmativa, negativa, exclamativa, imperativa, declarativa. Em seguida realizaram atividades referentes ao tema.

Língua Portuguesa – 2h
Conteúdo: Uso do por que, por quê e porque
Objetivo: Usar corretamente os porquês.
Desenvolvimento: Levei para sala três cartazes explicativos, com as regras referentes ao uso de cada por que. Expliquei aos alunos escrevendo alguns exemplos no quadro. Depois eles realizaram atividades envolvendo o uso dos por quês.

Matemática – 2h
Conteúdo: Descobrindo os corpos que rolam
Objetivo: Identificar os corpos que rolam e os que não rolam
Desenvolvimento: Levei para sala de aula diversas embalagens que lembravam as formas: cilindro, cone, cubo, paralelepípedo, prismas e pirâmides. Providenciei uma rampa de papelão grosso que dava a altura da mesa do professor. Então pedi alguns alunos que pegassem as diferentes formas e colocassem para observar se rolam com facilidade, rolam com dificuldade ou não rolam. Durante esse processo pedi para que os outros alunos anotassem no caderno o nome da figura geométrica espacial e na frente escrever se rolaram ou não. Ao final fizemos a socialização das observações e concluíram que: os objetos que rolam com facilidade possuem superfícies arredondadas e os objetos que não rolam possuem superfície plana e são chamados de poliedros.

Matemática – 2h
Conteúdo: Poliedros e corpos redondos
Objetivo: Diferenciar poliedros de corpos redondos
Desenvolvimento: Lembrei aos alunos a diferenças entre poliedros e corpos redondos. Em seguida os alunos realizaram atividades envolvendo as formas geométricas espaciais.

Matemática – 2h
Conteúdo: Prismas e pirâmides
Objetivo: Diferenciar prismas de pirâmides
Desenvolvimento: Pedi emprestado da coordenadora as formas geométricas espaciais feitas de polipropileno, para os alunos observarem e manusearem. Após esse primeiro momento, expliquei a eles a diferença entre os prismas e a pirâmides, ou seja, os prismas possuem as laterais em forma de retângulos e as pirâmides em forma de triângulo. Depois pedi para que eles separassem as embalagens em dois grupos: um de prismas e outro de pirâmides.
Ciências – 2h
Conteúdo: Ecossistemas terrestres e aquáticos
Objetivo: Diferenciar os dois ecossistemas: terrestre e aquáticos
Desenvolvimento: Conversei com a turma sobre os dois ecossistemas e suas diferenças. Pedi aos alunos para relacionarem os seres vivos que habitam os diversos ambientes aquáticos e terrestres. Depois separei os alunos em grupos e distribui uma cartolina e revistas velhas. Eles recortaram imagens de diversos animais e depois separaram em dois grupos: os de ambiente aquático e os de ambiente terrestre.

Ciências – 2h
Conteúdo: Componentes bióticos e abióticos
Objetivo: Diferenciar os seres bióticos e abióticos
Desenvolvimento: Iniciei a aula explicando o que era componente biótico e abiótico, ou seja, se trata de seres vivos e não vivos. Quando usei este termo eles entenderam. Depois mostrei uma imagem contendo vários elementos. Pedi aos alunos para observarem e separar escrevendo em dois grupos que componentes bióticos e abióticos eles puderam, observar na imagem.

Ciências – 2h
Conteúdo: Os principais biomas do Brasil
Objetivo: Conhecer e diferenciar os biomas do Brasil
Desenvolvimento: A aula foi iniciada com a leitura de textos sobre os diferentes biomas brasileiros: Mata Atlântica, Zona costeira, Mangue, Campos, Pantanal, Caatinga, Floresta Amazônica e o Cerrado. Em seguida separei os alunos em oito grupos, cada grupo responsável por um bioma. Fomos para biblioteca para os alunos pesquisarem cada bioma depois fez um cartaz para expor no corredor da escola.
História – 2h
Conteúdo: Brincadeiras indígenas
Objetivos: Reconhecer a diversidade de grupos indígenas da América Latina.
        Conhecer os tipos de brincadeira indígena.
         Comparar o próprio modo de vida com o de crianças indígenas.
Desenvolvimento:
1ª aula 2h: Comecei o trabalho explicando que o propósito da aula é conhecer como brincam diferentes grupos de crianças na América Latina. De início, mostrei vídeos e imagens de brincadeiras em países dessa região, debatendo as semelhanças entre elas no data show. Enfatizei dois aspectos. Primeiro: apesar de as comunidades indígenas serem muito diferentes, na maioria delas predominam as brincadeiras junto à natureza, principalmente nos rios. Segundo: os brinquedos são feitos de materiais retirados da floresta. Comentei ainda que, em boa parte das atividades, os pequenos brincam em grupos e sem competir, aprendendo diversas práticas do cotidiano. Finalizei essa aula pedindo aos alunos que discutissem sobre as diferenças e semelhanças em relação às próprias brincadeiras.

2ª aula 2h: Perguntei se conhecem uma peteca e se sabem usá-la. Propus, então, que fizessem uma em sala. Comecei amassando uma folha de jornal, formando uma bola achatada. Coloquei-a no centro de outra folha, deixando as pontas soltas. Torçi a folha na altura da bola e amarrei com um barbante. Depois pintaram com tinta guache.

2ª aula 2h: Com o brinquedo pronto, fomos pára quadra brincar com as petecas. De volta à classe, mostrei que a palavra "peteca" vem de péte ka, de origem tupi, nome de um brinquedo feito pelos indígenas com palha seca de milho. Expliquei que o tupi era a língua falada em todo o litoral do Brasil até o século 18 e que inúmeras palavras dela foram incorporadas ao português. Por último, contei que, em Minas Gerais, o jogo de peteca é um esporte reconhecido e muito praticado, destaquei a influência indígena na nossa cultura.

Geografia – 2h
Conteúdo: Os tipos de climas
Objetivo: Conhecer os diferentes climas no mundo
Desenvolvimento: Perguntei as crianças se elas conhecem alguma pessoa que mora em um lugar muito frio ou muito quente e se elas já foram a algum lugar que é mais frio ou mais quente que nossa região. Após alguns comentários lemos textos com imagens informativas sobre os diversos tipos de clima no mundo e no Brasil. Em seguida fizeram atividades referentes aos textos lidos.

Geografia – 2h
Conteúdo: As estações do ano
Objetivo: Conhecer e diferenciar as quatro estações do ano
Desenvolvimento: Os alunos observaram imagens e leram textos explicando a diferença entre as quatro estações. Depois realizaram atividades envolvendo as informações sobre as estações do ano.

Geografia – 2h
Conteúdo: O clima e a vegetação
Objetivo: Relacionar a vegetação ao clima de uma região
Desenvolvimento: Informei aos alunos que a vegetação está relacionada ao clima de cada lugar. Depois leram textos mostrando imagens de diversas vegetações e um texto explicativo do clima daquela região. Em seguida os alunos realizaram atividades referentes às informações que leram.




ESTÁGIO DE CO-REGÊNCIA
Escola: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Diretora: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Coordenadora Pedagógica: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Professora: xxxxxxxxxxxxxxxxxx
Acadêmica: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Disciplinas: Português, Matemática, Ciências, História e Geografia
Turma: 5º Ano
Data: 17/05/2010 a 21/05/2010
Carga Horária: 30h

Língua Portuguesa – 2h
Conteúdo: Leitura e interpretação do texto “Candidatos a detetive”
Objetivo: Identificar elementos do texto que atribuem humor a ele e perceber as palavras que passam a emoção dos personagens
Desenvolvimento: Os alunos fizeram a leitura silenciosa do texto fazendo a identificação do humor presente nele. Depois fez as interpretações do texto.

Língua Portuguesa – 2h
Conteúdo: Escrevendo piada
Objetivo: Ouvir a piada e escrevê-la usando a pontuação adequada.
Desenvolvimento: Os alunos em roda contaram cada um, uma piada que lembrava. Após todos terem contado, voltaram para as mesas para escrever no caderno utilizando a pontuação correta.

Língua Portuguesa – 2h
Conteúdo: Leitura e interpretação do texto “A última vontade do rei Hibban”
Objetivo: Opinar sobre os fatos narrados e inferir nas informações do texto.
Desenvolvimento: Os alunos fizeram a leitura do texto e na sequência manifestaram opiniões sobre os fatos narrados no texto. Depois realizaram as interpretações escrita.

Matemática – 2h
Conteúdo: Múltiplo de um número natural
Objetivo: Explorar o conceito de múltiplo comum
Desenvolvimento: Os alunos ouviram a explicação sobre o que é múltiplo de um número e na sequência realizaram atividades envolvendo o tema.

Matemática – 2h
Conteúdo: Divisível, divisor, divisibilidade
Objetivo: Resolver situações problemas envolvendo os conceitos citados acima
Desenvolvimento: Inicialmente os alunos ouviram as explicações e observaram os exemplos que escrevi no quadro para que pudessem entender as explicações. Depois resolveram situações problemas sobre o tema e levantando hipóteses sobre os conceitos do que é divisor, divisível e divisibilidade.

Matemática – 2h
Conteúdo: O menor múltiplo comum e o maior divisor comum
Objetivo: Entender o conceito de menor múltiplo comum e o maior divisor comum de um número.
Desenvolvimento: Após as explicações sobre o conteúdo, os alunos foram agrupados em duplas para resolver as situações problemas que envolveram o menor múltiplo comum e o maior divisor comum.

Ciências – 2h
Conteúdo: Cuidando-se no dia-a-dia: Evitando perigos
Objetivo: Reconhecer as situações de perigo no dia-a-dia e entender as necessidades de adotar atitudes comportamentais positivas para evitar acidentes.
Desenvolvimento: Em roda, conversei com os alunos, conscientizando-os das atitudes que devem ser adotadas no cotidiano para prevenir acidentes. Reforcei a importância de seguir as regras, respeitar limites e brincar longe de áreas de riscos. Depois leram textos informativos sobre o assunto e resolveram atividades sobre o assunto.

Ciências – 2h
Conteúdo: Primeiros socorros
Objetivo: Identificar procedimentos de primeiros socorros
Desenvolvimento: Primeiramente expliquei aos alunos que primeiros socorros, significam os primeiros cuidados que se presta a uma vítima. Depois leram textos e observaram imagens sobre os procedimentos de primeiros socorros em diferentes situações.

Ciências – 2h
Conteúdo: Alimentação saudável
Objetivo: Reconhecer a importância da alimentação saudável para o fornecimento de energia para o nosso corpo.
Desenvolvimento: Iniciei a aula questionando os alunos sobre o que uma alimentação saudável e se eles praticam uma alimentação saudável. Após todos os alunos falarem eles leram textos onde fala da classificação dos alimentos em energéticos, construtores e reguladores. Depois classificaram alimentos de acordo com esses grupos.

História – 2h
Conteúdo: Povos indígenas
Objetivo: Valorizar o patrimônio cultural indígena e respeitar a diversidade, reconhecendo-a como um direito dos povos e dos indivíduos.
Desenvolvimento: Através de textos e informações que trouxe para a aula, os alunos conheceram a forma de vida dos povos Timbira, Aruaque e Tupi. Depois fizeram atividades fazendo comparações entre essas três etnias.

História – 2h
Conteúdo: Vídeo sobre a organização dos povos indígenas Khahô, Kuikuro e Tupi
Objetivo: Verificar através de imagens a organização desses três povos indígenas.
Desenvolvimento: Levei os alunos para sala de vídeo para assistirem o documentário dessas três tribos brasileiras onde mostra sua forma de vida e organização.

História – 2h
Conteúdo: As formas de exploração do trabalho indígena
Objetivo: Compreender as relações estabelecidas entre os grupos indígenas e os portugueses colonizadores das terras brasileiras
Desenvolvimento: Comentei com os alunos que a conquistas de terras e aldeias pelos bandeirantes, muitos povos indígenas foram escravizados pelos colonizadores europeus. Em seguida leram textos informativos sobre a situação vivida naquela época, depois fizeram atividades referentes ao assunto.

Geografia – 2h
Conteúdo: Quem são os brasileiros?
Objetivo: Identificar os grupos humanos que compõem a população brasileira
Desenvolvimento: Comentei com os alunos, como a origem do povo brasileiro é variada, mas que apesar disso, o povo que vive no Brasil se reconhece se identifica e se comporta como brasileiro. Lembrei da diversidade étnica da nossa população. Depois leram textos sobre a contribuição indígena, africana, européia e dos demais imigrantes para nossa cultura e nossa diversidade étnica.

Geografia – 2h
Conteúdo: Quem são os brasileiros?
Objetivo: Identificar os grupos que formam a população brasileira
Desenvolvimento: Os alunos foram separados em grupo, depois distribuí revistas para que pudessem recortar pessoas de diversas raças para colarem no mapa do Brasil que trouxe em forma de cartaz no papel Kraft, grupos como: indígenas, mulatos, asiáticos, europeus, etc. Depois de pronto colamos o cartaz do Brasil no corredor da escola.

Geografia – 2h
Conteúdo: O cidadão brasileiro
Objetivo: Compreender o conceito de cidadão e cidadania
Desenvolvimento: Iniciei a aula perguntando aos alunos se eles sabiam o que era ser cidadão. Como eles não souberam responder, expliquei o termo e disse que para ser um cidadão precisa ter a certidão de nascimento, garantindo assim os direitos previstos em lei. Lembrei a eles que no Brasil existem muitas pessoas que não possuem esse documento e por esse motivo é considerado um clandestino, alguém que não tem direito a saúde, educação, moradia, etc., simplesmente não existem.

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