Sejam Bem Vindos!!!

Queridos Amigos estou postando alguns textos, projetos e atividades que vivencio em sala de aula, espero que possa estar contribuindo. Beijos!!!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Como deve ser o ensino de Geografia no século 21

O ensino de Geografia deve ser abordado não somente como uma disciplina, mas como uma reflexão diante das atualizações constantes do mundo em que vivemos.
A geografia escolar inexiste sem que exista uma ligação entre a disciplina e o cotidiano dos alunos, nesse sentido, os professores dessa disciplina precisam ser protagonistas desse ensino em sala de aula, que é muito mais que ensinar conteúdos.
Não podemos confundir geografia escolar com ciência geográfica, apesar de ambas analisarem a realidade na mesma perspectiva, mas a maneira como cada uma compões e organiza os temas de estudos são diferentes. A Geografia escolar possui um feixe de referências e a ciência geográfica está entre elas, a qual é aprendida nas universidades, o que não é suficiente que seja aplicado em sala de aula, pois precisa ser esmiuçada, visto que a disciplina tem história, estrutura e lógica próprias. É por isso muitos professores tem dificuldades e ficam angustiados, por não conseguir que seus alunos apreendam o que está sendo ensinado, mesmo fazendo como aprendeu na faculdade e nesse momento surge a pergunta: Onde estou errando?
Para que as aulas da disciplina tenham êxito, o educador não precisar abandonar o que aprendeu na faculdade, mas melhor estruturá-los para apresentar aos alunos. O que acontece com a maioria é que chegam à sala de aula abandonam o que aprenderam e se rende a uma estrutura de um sistema educacional falido, em que o professor deve seguir ensinar de forma mecânica descontextualizada da realidade do aluno, por não consegue atingir seu objetivo e se frustra diante de seu trabalho. O professor precisa dar vida a disciplina, mudar o foco buscar relacioná-la com o cotidiano do aluno. VOCÊ PROFESSOR É PROTAGONISTA DE SUA DISCIPLINA.
Já nos anos iniciais a situação complica um pouco, pois, na graduação de Pedagogia ou Normal Superior a disciplina de Geografia não é abordada com a ênfase que é dada a Língua Portuguesa, Matemática e Ciências, por isso a maioria tem dificuldade em ensinar essa disciplina ou não atingem os objetivos esperados. O principal é ter consciência do que é e de como constrói o pensamento espacial, pois faz parte de nosso cotidiano. Todos nós ocupamos e produzimos um espaço, o do nosso corpo.
Existem professores que se detém apenas à explicações de conceitos e com isso deixa de explorar os conteúdos. Ao apresentar uma paisagem qualquer, você está mostrando algo aos alunos, e é por meio delas que ensinará uma maneira de olhar para o ambiente e construir o conceito e não recebê-lo pronto e acabado.
Em relação a função da escola na formação de cidadãos, a Geografia tem tudo a ver, pois cidadania tem a ver com a vida em sociedade. A escola precisa levar o aluno a compreender o espaço público como uma responsabilidade de todos, ou seja, levá-los a participar conscientemente da vida social.
Temas do dia-a-dia vão muito além dos conteúdos previstos no currículo e quando o professor tem clareza disso ele sabe para que serve a Geografia e conhece seu contexto, e o melhor, o que é essencial. Se o professor quiser interromper esse conteúdo para explorar um episódio como os “deslizamentos no estado do Rio de Janeiro”, não há problema. O educador precisa estar ciente que não tem que terminar o ano na última página do livro didático. Infelizmente ainda temos escola e sistemas educacionais que se o professor não terminar o conteúdo do livro didático ou apostila de fio a pavio, significa que fracassou, então vive na pressão não sabe se é criativo, se introduz novas abordagens em suas aulas ou se cumpre todos os conteúdos.
Professor não há fórmula mágica para se ensinar nem Geografia ou qualquer outra disciplina, você precisa saber os conteúdos é claro, conhecer a comunidade escolar em que está lidando e então criar seu próprio enredo e como diz Augusto Cury, a sala de aula é seu palco e você o ator principal.

• Texto baseado na entrevista da Mestre Lana de Souza Cavalcanti à Nova Escola de 12/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário