Sejam Bem Vindos!!!

Queridos Amigos estou postando alguns textos, projetos e atividades que vivencio em sala de aula, espero que possa estar contribuindo. Beijos!!!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Sistema de Numeração Decimal

Conteúdo
• Comparação e ordenação de escritas numéricas isoladas.

Objetivo
• Que as crianças reflitam sobre as regras de organização do nosso sistema de numeração, colocando em jogo suas hipóteses, confrontando com a de seus colegas, estabelecendo critérios de comparação de escritas numéricas.

Ano
1º.

Tempo estimado
Um bimestre

Material necessário
Livro de recordes (Guinness, livro de curiosidades etc.), cartaz, prancheta, papel e lápis.

Desenvolvimento
1ª etapa
Circule o material entre as crianças, lendo algumas das curiosidades. Proponha ao grupo a elaboração de um “livro dos mais-mais”. Organize a turma em roda e combine com elas quais informações irá coletar – idade, altura, tamanho do cabelo, peso, número
de filhos, número de sapato etc.

2ª etapa
Proponha ao grupo que descubra qual é a pessoa mais alta da escola. Organize uma pesquisa em que as crianças entrevistem em grupos as pessoas, perguntando sua altura. De volta à sala, cada grupo se reúne e decide qual foi o maior número encontrado. Circule entre os grupos, observando e questionando como fizeram para decidir qual é o maior. No dia seguinte, retome a discussão. Registre no cartaz o número correspondente à maior altura da classe.

3ª etapa
Proponha que as crianças pesquisem em casa se alguém conhece uma pessoa mais alta do que a encontrada na escola. Retome o cartaz e reúna as crianças em grupo para que decidam qual é o maior número entre os coletados. Repita esses procedimentos para cada informação selecionada. As crianças podem fazer entrevistas e, pesquisar na internet ou em livros. As crianças podem trazer novos números maiores do que os já encontrados.

Avaliação
Cada criança pode confeccionar seu próprio livro com base nas informações coletadas pelo grupo. Entregue uma página por dia e peça que copiem as informações dos cartazes e façam uma ilustração. No fim, organize as páginas, o índice e a introdução.
Consultoria: Priscila Monteiro Formadora do projeto Matemática É D+

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário