Sejam Bem Vindos!!!

Queridos Amigos estou postando alguns textos, projetos e atividades que vivencio em sala de aula, espero que possa estar contribuindo. Beijos!!!

domingo, 25 de abril de 2010

RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE REGÊNCIA - Educação Infantil

ESTÁGIO DE CO-REGÊNCIA
Escola: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Diretora:xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Coordenadora Pedagógica: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Professora Regente:xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Professora auxiliar: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Acadêmica: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Disciplinas: Todas (Ensino por Atividade)
Turma: 2 anos
Data: 12/04/2010 a 16/04/2010
Carga Horária: 40h
PLANO DE AULA SEMANAL
Conteúdo: Exploração e linguagem plástica - Colagem com elementos da natureza
Objetivos:
- Observar os elementos da natureza
- Explorar os elementos da natureza constituindo uma colagem
- Fazer colagem
Material necessário:
1 tubo de cola branca de 500 gr
Bandeja de isopor ou plástico
Rolinho de espuma
Pincel
Elementos da natureza: folhas, grãos, sementes, casca de árvore, flores, areia, terra...
Colher
Papelão
Introdução
O olhar investigativo da criança é valorizado nesta proposta que parte da coleta de elementos da natureza que constituirão a colagem.

Desenvolvimento das atividades

1º dia
Em roda, contei para as crianças que farão um trabalho de colagem, mas que antes terão que coletar o material no parque e na cozinha. Contei quais são os materiais, mostrei algumas folhas, observando a forma, cor, textura. Falei, também, do pó de café. Com prévia autorização fui com as crianças até a cozinha para pedir à cozinheira que separe borra de café. Andei com elas pelo parque colhendo folhas, grãos, sementes, flores, casca de árvore, areia, terra e guardamos em baldes.

2º dia
Em roda, espalhamos o que coletaram sobre uma toalha plástica e organizamos os materiais nas bandejas com as crianças.

3º dia
 Em roda, lembrei as crianças para pedirem a borra de café para a cozinheira, combinei o que teriam que falar, fomos com elas até a cozinha e ajudei-as a pedir a borra de café.
Novamente em roda, propus que as crianças manuseassem a borra de café. Conversei sobre a questão da umidade e contei que precisava deixá-la seca. Perguntei como poderia fazer para secar. Ouvir as sugestões e acatei o que foi possível.
Espalhamos a borra de café em bandejas e deixei-as secar ao sol, para tanto, forrei o chão com toalha plástica, separei a borra de café em potes e distribui colheres e bandejas para que as crianças possam espalhar a borra do café nas bandejas.

4º dia
 Em roda, combinei com as crianças que farão a colagem dos materiais coletados. Mostrei a elas que primeiro terão que passar cola com rolinho de espuma e depois colar os materiais. Propus uma colagem coletiva, em que cada criança fizesse sua parte. O meu papel como professora foi apenas de orientação.
Forrei o chão com jornal e coloquei em fila os materiais, as crianças estarão sentadas dispostas dos dois lados da bandeja. Entremeando algumas das bandejas coloquei uma com cola, juntamente com os rolinhos e os pincéis.
Distribui um papelão para cada criança. Acompanhei o trabalho das crianças, observando se estão passando cola antes de colocar os materiais, se há pouca cola ou se estão pondo muitos elementos sobrepostos sem por mais cola. As folhas e flores secas foram trituradas com as mãos. Valorizei a exploração dos materiais, as soluções encontradas individualmente. Depois deixamos secar.
·         Para essa atividade contei com a ajuda da professora e da auxiliar.

5º dia
Expusemos as colagens em lugar acessível às crianças e aos pais. Conversamos com os pequenos, apreciando o resultado, valorizando a combinação de cor, de elementos, de exploração dos materiais. Escolhemos em conjunto um título à exposição e colocamos o nome de cada criança junto ao seu produto.
Infelizmente não foi possível tirar fotos.
 ESTÁGIO DE CO-REGÊNCIA
Escola: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Diretora:xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Coordenadora Pedagógica: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Professora Regente:xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Professora auxiliar: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Acadêmica: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Disciplinas: Todas (Ensino por Atividade)
Turma: 3 anos
Data: 12/04/2010 a 16/04/2010
Carga Horária: 40h
PLANO DE AULA SEMANAL
Conteúdo: Linguagem plástica - Tintas e texturas
Objetivos:
- Explorar diferentes materiais e superfícies para ampliar as possibilidades de expressar-se por meio deles.
Material necessário:
Tinta guache, anilina comestível em pasta, cola, areia, fubá, sagu, maisena, papéis diversos como: cartolina, cartão, color set, camurça, craft, papelão, sulfite, lixa pincéis de vários tamanhos, rolinho e esponja
Introdução
Nos primeiros anos de vida, as crianças estão imersas no universo das imagens. Começam a ter experiências estéticas quando percebem que podem agir sobre papéis ou telas provocando mudanças e produzindo algo para ser visto. Oferecer diferentes materiais aos pequenos é uma maneira de ampliar a capacidade de expressão deles e o conhecimento que têm do mundo.
Desenvolvimento das atividades 
Atividade 1: Trabalho com tinta guache
Antes de iniciar preparei a tinta guache para ser usada pelas crianças, pois se ficar muito diluída escorre e o trabalho pode se perder, então bati no liquidificador 5 colheres de sopa da tinta escolhida com pouca água, guardando a mistura em garrafas plásticas. Preparei o espaço no chão forrando-o com plástico. Espalhei os papéis camurça, color set, craft,lixa,cartolina,etc. e diversos tipos de pincéis.
Incentivei a experimentação das texturas e cores fazendo com que a criança imprimisse sua marca nos papéis com os rolinhos, pincéis, esponja ou as mãos. Dei liberdade de movimentos aos pequenos, mas com a supervisão da professora, auxiliar e minha.
 
Atividade 2: Trabalho com anilina
Usamos nesta aula a anilina diluída e comestível, pois não é tóxica.
Espalhei as tintas e os suportes nas mesas e pedi para as crianças pintarem, explorando os efeitos da tinta sobre o papel, enquanto ouviam a música preferida da classe.

Atividade 3: Trabalho com tinta de maisena (finger)
Esta tinta que usaremos sobre superfícies grossas como papelão devido ao peso. Pois, quando seca começa a quebrar e o trabalho fica cheio de rachaduras.
Os alunos em grupo receberam um pedaço de papelão para fazer pintura utilizando a finger. Ao término colocamos para secar no fundo da sala.

Atividade 4: Trabalho com tinta de sagu
Preparei o sagu no sabor uva e coloquei sal como conservante. Preparei o local, colando na parede papéis craft, para que as crianças trabalhem de pé. Pintei com o sagu a palma das mãos das crianças para que elas imprimissem sobre o papel.
Ao término de cada atividade fazia uma roda de apreciação incentivando o cuidado que os pequenos devem ter com os seus trabalhos e com os dos colegas. Montei uma exposição num lugar de visibilidade da escola para que os trabalhos sejam apreciados por todos.

ESTÁGIO DE CO-REGÊNCIA
Escola: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Diretora:xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Coordenadora Pedagógica: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Professora Regente:xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Professora auxiliar: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Acadêmica: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Disciplinas: Todas (Ensino por Atividade)
Turma: 4 anos
Data: 12/04/2010 a 16/04/2010
Carga Horária: 40h
PLANO DE AULA SEMANAL
Conteúdo: Natureza e sociedade - Quanta profissão legal!
Objetivos:
● Desenvolver conhecimentos sobre a vida social. 
● Buscar informações em fontes variadas.
Materiais necessários:
Baú com instrumentos usados em diversas ocupações; livros, jornais e revistas para pesquisa; sucata para a confecção dos uniformes; e placas de cartolina com o nome das profissões.
Desenvolvimento:

1ª ETAPA
Fiz uma roda de conversa e perguntei sobre os ofícios que a garotada conhece. Elaborei um cartaz com uma lista dos citados, deixando espaço para complementar as informações ao longo do projeto. Depois, apresentei à turma o baú, tirei os objetos de dentro dele e deixei que as crianças os relacionassem com as ocupações listadas anteriormente. Logo depois, mostrei uma placa com a palavra fotógrafo, e pedi que todos tentassem lê-la e desafiei-os a buscar no acervo a ferramenta que ele usa para exercer a atividade.  Fiz isso com várias profissões.
2ª ETAPA
Nesta aula pesquisamos em contos de fadas, jornais e revistas e obras de arte (Cândido Portinari e Tarsila do Amaral que pintaram diversos trabalhadores urbanos e rurais. (Tenho pinacoteca desses artistas)), para identificar as ocupações que aparecem nessas produções. Fizemos uma produção coletiva com todas as informações colhidas. Colei o texto na parede.

  3ª ETAPA
Comecei a preparar o desfile (junto com as professoras da sala e apoio da coordenadora). Todos observaram as imagens disponíveis no material pesquisado e fizeram desenhos de observação. Eles serviram de referência na hora de confeccionar as roupas. Convidei os pais para participar de oficinas de fantasia, a escola cedia o T.N.T e eles confeccionavam as fantasias, tudo antecipado. Propus a elaboração de uma explicação para cada atividade profissional. Fizemos juntos com os alunos, ou seja, eles diziam e eu como escriba registrava.

  4ª ETAPA
Nesse dia escolhemos o local do desfile, e ensaiamos como seria. Eles já estavam de posse de suas fantasias.

5ª ETAPA - Desfile de uniformes
Previamente convidamos os pais e familiares e as a outras turmas para apreciar o evento. Eu mesma fui apresentadora, descrevendo as roupas e lendo o texto sobre a ocupação e a importância dessa profissão para a sociedade.

OBS. Este projeto foi pensado durante o estágio de observação, por isso fizemos tudo com muita antecedência e é claro contei com o apoio da professora e da coordenadora.

ESTÁGIO DE CO-REGÊNCIA
Escola: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Diretora:xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Coordenadora Pedagógica: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Professora Regente:xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Professora auxiliar: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Acadêmica: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Disciplinas: Todas (Ensino por Atividade)
Turma: 5 anos
Data: 12/04/2010 a 16/04/2010
Carga Horária: 40h
PLANO DE AULA SEMANAL
Conteúdo: Matemática - Números grandes para os pequenos
Objetivos:
• Registrar números.
• Aprender a escrita numérica.
Materiais necessários
Tabela numérica, jogo de percurso com dois dados, materiais escolares.
Desenvolvimento :
• Atividade 1
Entreguei uma folha em branco para cada criança anotar os números que iria ditar da forma como acha que são. Escolha números com diferentes características para o ditado.
- "Opacos": aqueles que não explicitam, em sua forma oral, o princípio aditivo e multiplicativo do sistema de numeração: do 1 ao 15.
- Redondos: 10, 20, 50, 90, 100, 1000.
- Familiares: os de uso social freqüente, que aparecem nas notas de real (100, 50, 20, 10, 5, 2 e 1), moedas (25) e datas (2009, 2010).
Essa atividade foi repetida três vezes na semana.

• Atividade 2
Fixei uma tabela numérica na parede. A seqüência estava organizada de 10 em 10 (do 1 ao 10 na primeira linha, do 11 ao 20 na segunda etc.) para facilitar a identificação das regularidades. Escrevi os números com traços simples, sem desenhos, pois ela deverá ser consultada quando for preciso lembrar a escrita ou recordar a série. Para estimular o uso, sugeri que os pequenos escolhessem um número e recitassem todos os outros até chegar nele, quando pararem de contar, tentar escrevê-lo. Fiz isso várias vezes. Os alunos não tiveram tanta dificuldade assim porque a professora já vinha trabalhamos com bastante a afinco os numerais com os alunos.

• Atividade 3
Sugeri um jogo de percurso, em que a garotada percorre uma trilha com base no número que tirou em um dado. Utilizei dois dados para que a turma passe da contagem quando o pino anda a quantidade de casas correspondente ao que saiu em um dado para a sobrecontagem: ao tirar 5 e 3, em vez de contar os pontos, um a um, o jogador aprende que é mais rápido partir do dado que traz o maior número e adicionar os pontos do outro, completando 6, 7 e 8.  Esse jogo jogamos três vezes na semana para que os alunos fixassem bem a regra do jogo e já partindo para a hipótese de adição com idéia de acrescentar.

9 comentários: