Sejam Bem Vindos!!!

Queridos Amigos estou postando alguns textos, projetos e atividades que vivencio em sala de aula, espero que possa estar contribuindo. Beijos!!!

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Caixa do ....




Em meio à correria do dia-a-dia da sala de aula, do pouco tempo que resta para o professor e o aluno se comunicarem sobre outros assuntos alheios aos conteúdos, que criei em 2009 uma maneira diferente de estar com meus alunos sem estar. Criei uma caixa onde nos comunicaríamos sobre assuntos diversos através de bilhetes. Bilhetes meu para eles e deles para mim ( com críticas, elogios, incentivos, etc.).
Apresentei a caixa e disse a eles que seria uma comunicação em segredo, da professora para os alunos e vice-versa e combinamos que quando houvesse casos específicos a resolver seria tratado em particular.
Eles adoraram a ideia, pois muitos tinham vergonha de falar certos assuntos diretamente com a professora, então passou a falar na forma da escrita e o melhor com a segurança que seria segredo. Como a caixa não tinha nome, sugeri que dessem sugestões para batizarem, em 2009 foi eleita o nome “CAIXA DO DASABAFO”, em 2010 e 2011 “CAIXA DO SEGREDO”.
Com essa estratégia consegui resolver muitos conflitos internos da sala de aula que antes não tinha como, pela falta de tempo com as crianças, pois quando estava em aula vaga eles estavam tendo aula com outra professora. Também contribuiu para a harmonia em sala de aula e que resolvido muitas situações ali mesmo de baixa autoestima, conflitos, etc. de forma democrática e carinhosa.
Em 2012 que nome ela terá...

2 comentários: