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Queridos Amigos estou postando alguns textos, projetos e atividades que vivencio em sala de aula, espero que possa estar contribuindo. Beijos!!!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Antecipando resultados

Conteúdo:Operações com números naturais
Objetivos
- Estimar, antecipando resultados aproximados sem calcular a resposta exata.
- Antecipar e controlar o resultado de cálculos.

Anos
4º e 5º.

Tempo estimado
Cinco aulas.

Material necessário
Cartolina.


Flexibilização
Alunos com deficiência intelectual tendem a perceber que o cálculo mental ajuda a resolver problemas do dia a dia. O apoio da calculadora, neste caso, é fundamental, mas a resolução mental de cálculos simples deve ser estimulada. Comece envolvendo números menores - unidades e dezenas -, e aumente, aos poucos, o grau de dificuldade. A multiplicação facilita sempre a decomposição. Por isso, vale ajudar o aluno a transformá-la na base dez. Exemplo:
13 x 11 = 13 x 10 + 13
25 x 12 = 25 x 10 + 25 + 25 ou 25 x 10 + 50

A aproximação de resultados também pode ser feita por meio da adição:
320 + 210 = 300 + 20 + 200 + 10

Elaborar problemas ilustrados, com imagens de situações cotidianas, assim como contextualizar questões com outras disciplinas são ações que ajudam o aluno com deficiência intelectual. Um exemplo está em propor problemas como: "Tenho R$ 200,00 e preciso comprar uniforme escolar. Um casaco custa R$64, uma calça, R$32, um short custa R$24 e uma camiseta custa R$17. O que vou conseguir comprar?". Deixe que o aluno escolha a melhor estratégia para resolver o problema e peça para que todos socializem as respostas. Registros e anotações são importantes para entender o caminho do aluno e saber quais suas dificuldades. Mudar o enunciado e os caminhos de resolução é um desafio importante para os alunos com deficiência intelectual. Peça para que as atividades sejam repetidas no contraturno.

Desenvolvimento
1ª etapa
Proponha que os alunos respondam oralmente e sem fazer a conta armada às seguintes questões. Explique que quem souber a resposta deve levantar a mão e esperar para que todos tenham tempo de resolver:

a) O resultado de 335 + 285 é maior ou menor do que 600?

b) O resultado de 678 - 304 é maior ou menor que 400?

c) O resultado de 767 - 343 é maior ou menor que 400?

d) O resultado de 529 + 353 é maior ou menor que 600?

Peça que expliquem como pensaram cada caso e registre no quadro as diferentes estratégias. Oriente para que copiem no caderno. É esperado que a fala dos estudantes se ancore no conhecimento que têm sobre as regularidades do sistema de numeração decimal. Por exemplo: "Se já sei que 300 + 200 = 500 e que o restante da soma deve ser maior que 100, sei que 335 + 285 é maior que 600". Conte ao grupo que estimar é uma estratégia muito utilizada no dia a dia para saber, por exemplo, quanto se gastará em uma compra sem ter de somar o valor exato de cada produto. Pergunte o que é preciso saber fazer para chegar aos resultados corretamente. Peça que cada um responda à questão por escrito.

2ª etapa
Retome as anotações dos alunos e apresente alguns problemas com valores que facilitem o arredondamento, como: "Ana irá ao supermercado, mas não levará a calculadora. Ela tem 50 reais e quer comprar uma caixa de leite, que custa 27 reais, e um pacote de fraldas, cujo preço é 29 reais. O dinheiro de Ana é suficiente?

3ª etapa
Organize a turma em duplas e proponha que procurem entender o raciocínio desse garoto: "Um estudante do 2º ano queria saber se 240 + 190 era maior ou menor do que 500. Então, ele pensou que o resultado da soma seria, aproximadamente, 240 + 200 = 440, logo 240 + 190 é menor do que 500". Proponha uma discussão coletiva e questione: é uma estratégia válida e eficiente? A resposta está certa? Ofereça a calculadora para um aluno conferir o resultado.

4ª etapa
Apresente outros números propícios para arredondar e peça que todos estimem os resultados. Por exemplo: 201 + 340, 897 - 391 e 1.643 - 789. Sugira que confiram as respostas na calculadora e registrem no caderno as estratégias utilizadas.

5ª etapa
Apresente uma reta numérica (veja o exemplo abaixo) e proponha que o grupo localize nela onde estão os resultados dos seguintes cálculos:

a) 1.784 + 2.549
b) 1.359 + 2.100
c) 1.360 + 898
d) 1.326 - 3.000

6ª etapa
Nesta etapa do trabalho, os alunos já devem ter se apropriado de várias formas de antecipar pautadas no arredondamento e na quantidade de algarismos que o possível resultado possa ter. Convide-os agora a pensar quantos algarismos terão os resultados de: 785 + 909, 751 + 588, 1.009 + 9.001, 6.176 - 2.099 e 440 - 338.

7ª etapa
Peça que encontrem o resultado correto de cada cálculo sem fazer a conta armada:

a) 635 + 385 = ( ) 1.035 ( ) 975 ( ) 1.020

b) 867 - 103 = ( ) 764 ( ) 964 ( ) 860

c) 357 + 708 = ( ) 1.065 ( ) 105 ( ) 1.016

O objetivo é ampliar os recursos construídos nas etapas anteriores para os cálculos aproximados a fim de encontrar resultados exatos. Diga às crianças que justifiquem suas escolhas e expliquem por que descartaram as demais. Discuta se é possível extrair dicas dessa atividade para completar os registros. Evidencie que há algumas ações que os ajudam a ter rapidez e agilidade de cálculo. Por exemplo: frente às respostas do item c), ao ter de somar 7 + 8, pode-se apoiar no conhecimento de que 7 + 7 = 14 e que mais 1 = 15. Elabore um cartaz com a turma destacando as estratégias para decidir com rapidez situações diversas e deixe-o exposto na sala para consulta.

Avaliação
Proponha novos problemas, como: "Tenho 1.550 reais e quero comprar um celular que custa 750 reais e um tênis por 580 reais. Meu dinheiro será suficiente?" Esclareça que os estudantes devem resolver as questões antecipando os resultados, sem calcular, e depois registrar as estratégias. Analise se a turma buscou saídas de antecipação eficientes e discutidas anteriormente.

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